domingo, 15 de novembro de 2009

Formação do Núcleo da SBEM-Ribeirão Preto

Palestra e debates sobre o tema:


PERSPECTIVAS E DESAFIOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA


Dia 22 de Agosto de 2009  aconteceu no auditório Padre Euclídes a fundação do Núcleo da SBEM de Ribeirão Preto. O evento contou com o apoio do Presidente da SBEM Paulista-Nelson Pirolla; professor José Marcelino Rezende Pinto- representante do Conselho Municipal de Educação; professora Maria Aparecida Vilela Mendonça Pinto Coelho-representante do GCOEM, para comporem a mesa.
Os palestrantes foram: professora Drª Carmen Passos, docente da UFSCAR; Professora Drª Dione Lucchesi de Carvalho, docente da UNICAMP; Professora Mestre Eliane Lucchesi de Carvalho e professor Mestre Fernando L. Fernandes.


Um comentário:

  1. Sou o Professor Santilli da escola EMEFEM "Alfeu L Gasparini " em Ribeirão Preto e desenvolvo um trabalho que vai além das recuperações, reforço ou revisões chamado de CURTINDO MATEMÁTICA.
    Procurando rastrear as dificuldades bem anteriores de cada aluno, de forma criativa e prática em suas aplicações devolvendo a confiança e auto estima, colaborando com seu Professor(a) no seu dia a dia.
    Seguem itens abaixo da organização deste trabalho.
    a) A duração das aulas é de 1:30 h em período oposto à frequência deste aluno na instituição escolar.
    b) A sala deve ter uma variação de 10 a 20 alunos, mantendo a qualidade da aula ao Professor e ao aluno.
    c) São feitas as inscrições livremente para cada série. Definido o número de alunos em sala, FAZEMOS O SORTEIO das inscrições.
    d) A clientela poderá ser FLEXÍVEL, durante o andamento do projeto pelo Professor, caso o aluno NÃO ATENDA aos objetivos gerais, recorrendo a outro sorteio na lista de espera das inscrições.
    e) Os horários são: Manhã 2 turmas ( 8h às 9:30h / 10h às 11:30h ), Tarde 2 turmas ( 14h às 15:30h / 16h às 17:30h ), durante todo ano letivo.
    f) Durante a semana as aulas são distribuídas da seguinte forma:2ª Feira ( Alunos da 6ª série ), 3ª Feira ( Alunos da 7ª série ), 4ª Feira ( Alunos da 8ª série ), 5ª Feira ( Alunos da 9ª série ) e 6ª Feira ( Planejamento das aulas e preparar exercícios para próxima semana ).
    g) Usamos 2 trabalhos que integram o projeto, sendo RÁDIO SOLUÇÃO MÓVEL (Lida com as transformações de Unidades de forma prática) e SACANDO CONHECIMENTOS (Lida com os conteúdos da Matemática em maquete de quadra de vôlei ).
    h) A Professora ou Professor deve soltar sua imaginação de ideias na busca de mais práticas em conteúdos da Matemática para acrescentar novas sugestões enriquecedoras na didática pedagógica desta CIÊNCIA ÍMPAR.
    i) Não basta só frequentar o projeto, é necessário fazer após as explicações, os exercícios, buscando caminhos para as possíveis soluções. O TEMPO PARA O SEU APRENDIZADO , VOCÊ FAZ !!! E-mail: profmasantilli@hotmail.com

    ResponderExcluir